International Superstar Soccer

Prefácio.

"Allejo é Craque" tem 13 letras!!! Ernesto Rui Allejo nasceu em Campinas, interior do estado de São Paulo, começando a jogar ainda muito cedo sendo considerado um dos maiores jogadores de futebol que a Seleção Brasileira já teve!!!! Provavelmente o único que fez você juntar sua galera (em meados dos anos 90) reunir os trocadinhos que cada um tinha, e alugar o cartucho do Internacional Superstar Soccer. Allejo era tão craque que, podia passar facilmente pelos seus adversários, motivar seus colegas de equipe e com eles ganhar a International Cup e a World Series no mesmo dia. Pois é, se você duvida confira aqui: http://youtu.be/QRPf4gNWbIg

 Naquela época era quase injusto montar um campeonato, porque qualquer time que tivesse o eterno camisa sete em sua escalação era favorito. Não que ele fosse imparável, mas poucos se comparam a sua maestria, o colombiano Murillo, o goleiro mexicano Leone e o argentino Redonda eram uns dos poucos que chegavam ao mesmo nível (parecido) que o craque, mas sem companheiros a altura, era quase que indiferente. Os especialistas diziam que o nível de qualidade dos jogadores da seleção brasileira daquela época era tão alto que eles poderiam marcar gols de muitas maneiras. O jeito então e decidir no 2 ou 1 quem jogava com o Brasil e os demais iam se virando como podiam... a não ser que em seu grupo existisse um “café com leite” (tipo o dono do videogame...) sortudo para praticamente herdar a canarinho, e você só ficar ali em agonia, sem poder fazer nenhum gesto, vendo todo aquele talento desperdiçado. Era uma época dourada que sem duvida vai deixar muitas saudades, mas que felizmente você pode revivê-las sempre que quiser e de maneiras diferentes. Hoje, já fora dos gramados, Allejo leva uma vida mais tranquila e sedentária, mas onde quer que passe é sempre agraciado pelos fãs como o herói que ele é, com os bordões que melhor marcaram sua carreira:

-Yessss!!!!! Goooooooooooooooooooooooooooaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaallll!!!!!!

-Cabeçadaaa! GOOOOOLLL!!! Rrrrepetçáo 

 

Internacional Superstar Soccer (e ISS Deluxe)

Tela de Início

 

Um dos maiores clássicos dos anos 90, conhecido por onze entre dez gamers que adoram um bom jogo de futebol. Numa época onde a Eletronic Arts tinha direitos sobre a única franquia esportiva da categoria, a japonesa Konami, arregaçou as mangas e literalmente virou a mesa ganhando todos os holofotes da época. A empresa nipônica desenvolve videogames esportivos desde os anos 80. O primeiros:Konami Soccer (MSX/1985) e Konami Hyper Soccer (NES/1991),tiveram um sucesso limitado na terra do sol nascente e pouco atraiu a atenção do publico global. Somente em 1994 a Konami tomou coragem e lançou o Jikkyou World Soccer: Perfect Eleven, um game que até então trazia detalhes não esperados pra um jogo de 16 bits.

As partidas tinham normalmente dez minutos de duração, cinco para cada tempo.
Mas o juizes sempre foram generosos nos acréscimos, podendo dobrar o tempo de jogo normal.

 

Os jogadores tinham um tipo de cabelo e uma tonalidade de peles diferentes, detalhe até então não visto no game rival FIFA. Um numero correspondente também aparecia na camisa de cada jogador. Infelizmente (ou felizmente), a Konami não tinha a licença dos jogadores, então seus nomes foram inspirados nos atletas que atuaram na Copa do Mundo de 1994. Outra inovação foram os lances narrados, que eram poucos, mas para qualquer um, fazia muita diferença. O jogo vendeu tanto no Japão que Konami ficou motivada e lançou o game no ocidente com o nome de International Superstar Soccer.

O modo scenario, te colocava em situações de jogo baseadas em eventos que aconteram de verdade.

 

O game trazia o clássico modo amistoso (Open Game), um torneio de chaveamento similar a Copa do Mundo da FIFA (International Cup, dãã), Um campeonato em pontos corridos (World Series) e até um modo só para disputa de cobranças de pênalti. O destaque ficava para o modo se  “Scenario” inspirado em jogos de estratégia e simulação da época, em que é necessário superar condições adversas para conseguir a vitória, uma boa maneira de se entreter sozinho, mas ISS fez historia devido ao  modo multiplayer.

Muitos Jogos da Época não tinham licenças para trabalhar com os jogadores reais.
O "ragazzo" Galfano era ninguém menos do que o alter ego de Roberto Baggio

 

Antes de cada jogo, é possível fazer alterações diversas na escalação (cada equipe dispunha de 5 reservas), Pode-se definir a intenção de cada seção no campo (Defesa, Meio de Campo e Ataque) para uma postura mais agressiva ou não, o que causava efeito significante dependendo da estratégia natural do seu time. E claro você pode também escolher a estrategia de jogo (todos no ataque, todos na defesa, contra-ataque, etc.) potência lizando o espirito da equipe. Evidentemente um ponto fraco, é que cada jogador tinha que fazer suas alterações “um de cada vez”. Lembram-se daquele carinha café com leite que citei no prefácio? Pois é... haja paciência velho, a indecisão atacava forte, na época parecia “frescura na chóla” (xóla), hoje já acredito que se tratava apenas de um jogo psicológico antes da partida. Só os cafés com leite abusavam dessa tática, desnecessária, uma vez que tendo Allejo no seu elenco, a estratégia torna-se obsoleta.

Apesar de ser um jogo da metade dos anos 90, as possibilidades de jogadas eram bastante variadas.

 

Viu só? Ah! Você também podia configurar de maneira simples as cores do uniforme do seu time, da maneira que você quisesse usando o clássico modo de cores RGB. Sendo assim adicione mais uns minutos ao joguete psicológico do nosso amado “pingado”

International Superstar Soccer Deluxe

 

 

Uma versão melhorada do jogo anterior. Essa sequência inclui um número maior de seleções, novas animações, uma jogabilidade mais fluida e novos detalhes, tais como uniformes semelhantes aos reais, seis estádios diferentes e a presença dos auxiliares em campo. Embora as vendagens tenham sido mais tímidas no Japão (160 mil cópias), o jogo figurou entre os mais vendidos na Europa por vários meses. O mesmo fez tanto sucesso no Brasil que acabou ganhando uma versão totalmente modificada (pirata) conhecida como Futebol Brasileiro 96 e também uma versão mais luxo com os 24 clubes do Campeonato Brasileiro de 1997 e 6 clubes da Taça Libertadores, o jogo ficou conhecido como Ronaldinho Soccer.

Não há somente uma melhoria grafica, ISS Deluxe traz melhorias na interface, jogabilidade, trilha sonora eentre outros...

 

Atualmente, os jogos da série Pro Evolution Soccer (Winning Eleven no Japão) continuam sendo alvos de modificações semelhantes até os dias de hoje, apesar dos esforços da Konami para impedir que versões alteradas de seus jogos sejam criadas e comercializadas.

As versões alternativas eram muito populares na America do Sul.
"Fuchibol Brasilieiro Novienta ei Xeis" adaptava ISS para o campeonato nacional da época

 

No mais o que posso dizer é que ISS e ISSD fizeram época e marcaram uma geração de fanáticos. O game até hoje é desfrutado por muita gente, aumentado sua popularidade até entre os mais jovens que não viveram a 4º geração dos consoles de mesa e considerado por muitos como o antecessor carismático de Pro Evolution Soccer. Resta saber de Allejo, o velho lobo ainda colhe frutos de sua fama...

 

                                                   

Deixe um comentário
4 Comentários
Atualizar comentários!